sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Malhando

Ir à academia é realmente vantajoso? Coloquemos no papel:


Segundo a Associacao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabolica pessoas deveriam fazer 1h30 de exercicios diarios. Some a esse tempo pelo menos mais 1 hora (ir ate a academia, se arrumar, tomar banho depois, voltar da academia). Com isso, voce deveria dedicar 2h30 da sua vida aos exercicios.

Se voce fizer isso dos 10 aos 60 anos, todos os dias, temos:

2,5 horas/dia * 365 dias/ano * 50 anos = 45625 horas dedicada `a academia, o que equivale a 5 anos, 2 meses e 15 dias perdidos nessa atividade. Nao vou nem contabilizar o fato de, por causa dos exercicios, voce acabar dormindo mais, demorando mais para fazer seu trabalho porque esta cansado; atemo-nos ao tempo gasto diretamente...

Mas nao podemos nos esquecer dos beneficios que os exercicios trazem. Segundo um levantamento dirigido pela professora Kay-Tee Khaw, da Clínica de Gerontologia do Hospital Addenbrooke ligado à Universidade de Cambridge, que analisou casos de cerca de 22 mil pessoas, entre 45 e 79 anos, comer cinco porções de frutas ou vegetais ao dia ou fazer exercícios moderados podem aumentar a expectativa de vida em três ou quatro anos. Nao fumar faz voce ganhar mais uns sete anos de bonus. (veja aqui)

Ou seja, voce gasta 5 anos da sua vida para ganhar 4 no final? Algo me diz que nao valeu a pena no final...


E viva o sofa...




Post dedicado a ju kastrup e sua rotina das ferias...

4 comentários:

Júlia Kastrup disse...

Aaaai, ai...
Eu não vou desistir... lálálá...
E agora não é mais rotina de férias... Minhas férias acabaram :(

Miroca disse...

Acho isso injusto. Como assim 7 anos de bonus se não fumar??? Quer dizer que é um bonus? Se fumar só fica sem o bonus... Eu nunca fui mto adepta de bonus, sabe? hihi
Academia eu tb não acho das melhores coisas não. Cansa mesmo, ainda mais se você tiver uma rotina bem apertada, e só faz efeito nos primeiros meses...
O bom é se forçar a fazer exercícios obrigatórios: ir caminhando até o trabalho, por exemplo, uma caminhada é sempre saudável... Ah! E claro, beber em canecas beeeeem pesadas... para fazer levantamento de peso! Ficar bêbado e forte!

Gleison disse...

Que bom vc tocar nesse assunto...
recebi uma reportagem por e-mail (posso até encaminha-lo pra vc pra depois virar outro tema do blog) com um mesmo tipo de estudo: pessoas sedentarias que bebem (moderadamente) todos os dias e pessoas fisicamente ativas tem a mesma diminuição no risco de infarto (30%)... ou seja, já pro boteco!!!!

:marina: disse...

existem jeitos de malhar bem mais interessantes que a academia!