segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ai tristeza...

Hoje fui fazer minha primeira entrevista de estágio... do outro lado da mesa, como entrevistador! Com 22 anos, entrevistando um cara de 25... é no mínimo estranho. Mas foi tranquilo: só lembrar das coisas que fui perguntado, apresenta fábrica e departamentos...

Ai eu resolvi aplicar a provinha que damos para candidatos à vagas na engenharia. Projetar um sistema elétrico especificado e desenhá-lo no cad. No topo da prova, já está escrito todas as fórmulas de elétrica que o cara precisaria, conversão de unidades, etc. Depois de 5 minutos de prova:

Ele: - Poxa... eu não vou conseguir fazer essa prova agora. Eu não lembro como faz essas coisas...
Eu: - Que coisas?
Ele: - Essas coisas aqui... Partida direta de motores... estrela triângulo... eu não lembro disso... tive isso no 3º ano... já faz maior tempo... Deixa eu ir para casa, estudo uma semana, volto e faço a prova...


Para os que não conhecem elétrica:

- Partida direta de um motor: sabe quando você acende a lâmpada do seu quarto? Então, é isso! Só que em vez de desenhar um circulo com um L dentro, você desenha um circulo com um M...

- Partida estrela-triângulo: Essa questão é realmente um pouco mais complicada e talvez exigisse que o cara tenha aguentado a primeira aula até o final.


Se a vaga fosse para um médico, a prova teria sido algo como "O paciente tem dor de cabeça, espirra, tem catarro no nariz e febre leve. Pode ser gripe?"


5º ano de engenharia elétrica!!! Ano que vem, ele vai ter o mesmo título que eu!!!

... às vezes da vergonha de ser engenheiro. Vale a pena pagar o crea?





Ainda bem que eu não pedi para ele escrever uma redação com o título "Minhas férias"...

Um comentário:

Américo Cebola disse...

É por isso que eu bebo...