quarta-feira, 6 de maio de 2009

PC desligando sozinho...

Problema: Meu PC estava desligando sozinho, todo dia, religiosamente pouco antes das 5h da manhã. Com isso, todo dia o AVG não conseguia concluir a verificação e o seu log ficava corrompido.

Pelo fato de ser sempre no mesmo horário, pensei em software. Como esse problema surgiu praticamente junto com o aparecimento da estrelinha de "seu windows é pirata", este foi o primeiro suspeito. Desinstalei o WGA (a estrelinha) mas o problema continuou.

Imaginei que, se fosse software, algo apareceria na tela pouco antes de desligar; algo como "O programa X requer reinicialização do sistema para atualizar Y. Reiniciar em 20... 19...". Como não estava nem um pouco a fim de acordar às 4h40 e esperar algo acontecer, deixei o desktopspy rodando a noite, colhendo imagens a cada 1 segundo. De novo, ele desligou. Sem nenhuma alteração na tela e com a última imagem corrompida.

Para desligar assim do nada, eu só tinha visto hardware fazer, quando aquece demais. Mas desde quando placa aquecendo marca hora? E ainda mais à noite, quando não tem ninguém no cômodo nem lâmpada nem sol para esquentar... Procurei na internet, caso fosse algum vírus novo mas não achei nada...

Ai veio o estalo.... a idéia..... a lampadazinha acessa em cima da cabeça, a la Sherlock Holmes (ou MD House, como está mais na moda). E de manhã, ele estava ligado!!! \o/


O vilão: o próprio AVG. De madrugada, ele inicia com configuração de "verificação rápida", que utiliza todo o processamento livre possível. Com o processador em 100% de funcionamento, mais um monte de poeira acumulada nos dissipadores e coolers, em pouco menos de 4 horas ele esquentava de 60ºC para mais de 100ºC e a proteção do processador desligava tudo.

A solução temporária foi tirar a poeira, o que já deu uma bela aliviada na temperatura. Agora estou correndo atrás para trocar/adicionar coolers porque a temperatura ainda está mais alta do que deveria (o normal seria uns 40ºC...)... mas pelo menos ele não desliga mais...



... e mais uma vez o dia foi salvo pelas meninas super-poderosas....

2 comentários:

:marina: disse...

sua nerdisse ainda me surpreende!

Anônimo disse...

É mesmo, concordo com a marina. Vai ser nerd assim aqui em casa, pois meu pc tava sempre desligando e eu perdendo meus trabalhos.