Nunca levei muito a sério o assunto do momento dos jornais... As pessoas ficam extremamente impressionadas com uma coisa que estave sempre lá, acham que é o fim do mundo e duas semanas depois ninguém dá mais importância ao assunto. O ignorado de ontem gera pânico da noite para o dia. Como diria o agente K de M.I.B. "pessoas são espertas... o povo é burro"
É assim quando sai algum assalto trágico ("nossa... nossa cidade está muito violenta"), quando acontece algum acidente ("esses jovens hoje em dia bebem e pegam o carro"), quando aparece algum greenpeaceano pelado por ai ("estão acabando com o mundo")... É sempre igual: as pessoas se desesperam com a notícia, elas "percebem" que o mundo mudou completamente da noite para o dia, comentam em conversas de corredor que é o começo do fim do mundo, causam pânico generalizado... ai a vida continua igual, outro assunto aparece na audiência, o anterior morre, no fundo nada mudou, o mundo não acabou.... adiantou o caos gerado?!? Fogo de palha só... fofoca por cima do muro...
Parece que as pessoas não entendem que o mundo não muda do nada... Índices de criminalidades, assalto, buracos na camada de ozônio não surgem na velocidade em que se manda um e-mail... É a diferenção entre evolução e revolução... A sociedade evolui lentamente enquanto o pânico aparece como uma revolução na cabeça do povo - se é que se pode dizer que povo tem cabeça...
---------------------------------
Mas tenho que admitir que a última grande-big-master-notícia-top-do-momento veio de uma mudança -a meu ver - radical e inexplicável: o trânsito travado de são paulo.
Desde que me entendo por gente, o trânsito nunca foi bom; mas ele andava. Pois bastou sair a notícia que "são paulo atingiu novo recorde de trânsito", "trânsito de são paulo vai parar em 2010" que o trânsito, do dia para a noite, ficou caótico. Estou demorando o dobro do tempo para fazer qualquer percurso que eu fazia a uma semana atrás. E não houve nenhum grande fator de influência do tipo natal, dia das mães, volta às aulas... Simplesmente não entendo.
Meu palpite é que, por qualquer motivo aleatório, a cidade bateu o recorde de congestionamento. Até ai, nenhum problema. Mas a imprensa divulga isso. E junto com isso, notícias que a cidade está travando, parando, que ninguém mais vai sair do lugar. Com isso as pessoas se desesperam, mais gente sai de carro (afinal é muito mais rápido que busão) e ai fode de vez com o trânsito.
Caso minha teoria esteja certa, em duas semanas o pânico vai passar. Outra bomba vira notícia, o assunto anterior dispersa, retorna a vaca fria....
... e voltamos a ter só 150km de congestionamento por dia na cidade.
sábado, 15 de março de 2008
Exagero da imprensa...
Não-pensado por
Galvão Chucruts
às
23:42
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
espero que sua teoria esteja certa! Torço também para que inaugure logo o metrô da linha amarela, assim passarei menos tempo no transito!
eu acho que o que culminou nesse trânsito caótico é o acesso mais fácil a financiamentos de veículos, fazendo com que pessoas de renda menor tenham condições de comprar seu carrinho.
e isso aumentou muito. "nunca antes na história desse país" se vendeu tanto carro! e acaba nisso: trânsito.
lógico que a falta de investimento em transporte público fode mais ainda, pois quem tem carro não quer deixá-lo na garagem nem fudendo e pegar busão demorado, metrô lotado. levar 2h em busão? preferem levar 1:30h no conforto do carro. lógico. até eu prefiro.
Postar um comentário